segunda-feira, 26 de abril de 2010

Estratégias de Marketing dos verdadeiros vendedores

Para quem tem recursos ilimitados, o marketing torna-se muito fácil. No entanto, se os fundos são muito limitados, então você precisa de aprender as estratégias de marketing usadas pelos verdadeiros vendedores.

Neste artigo vou revelar alguns conceitos fundamentais para vendedores novatos.

1º Ponto - Quem é meu cliente-alvo? A finalidade básica do marketing é criar e aumentar a procura por um produto ou serviço. Um factor importante é identificar e classificar os seus clientes mais rentáveis - 80% dos seus esforços e orçamento deve ser dedicado especificamente a estes clientes.

2º Ponto – Quais os locais que o meu cliente-alvo frequenta? Tenha sempre em mente que o seu cliente-alvo pertence a um grupo específico de pessoas e essas pessoas frequentam e reúnem-se em lugares específicos. Identifique os locais que o seu cliente-alvo frequenta e dirija 80% dos seus esforços de publicidade e orçamento para esses lugares específicos.

3º Ponto - Qual é a sua oferta irresistível? Uma vez que a função do marketing é atrair as pessoas, você precisa de preparar uma oferta irresistível que vai convidar o seu cliente-alvo a experimentar o seu produto ou serviço.


Mas e então, quais são os requisitos fundamentais de uma oferta irresistível?


1 - Oferecer algo de graça. Toda a gente gosta de obter algo de graça. Se você for sincero e verdadeiro e der algo de valor em troca de nada, você vai atrair uma parte substancial do seu cliente-alvo e muitas outros prospectos. A oferta gratuita deve ser financiada fora do seu orçamento de marketing.

2 - Eliminar qualquer risco. Os potenciais compradores podem recear encomendar por causa da indecisão e do medo de tomar uma decisão errada. Elimine este medo fazendo com que todas as encomendas estejam isentas de risco e sejam totalmente reembolsáveis, durante um prazo de 60 dias ou mais.

3 – Garantia de resultados. Aumente a confiança do cliente, obtendo pelo menos três pessoas que se encaixem no perfil do cliente-alvo para dar opiniões e comentários positivos.


4 - Simplificar, simplificar, simplificar. Faça com que seja extremamente fácil e simples para o cliente obter informações sobre e como comprar o produto de base. O produto dever estar acessível por telefone, e-mail, correio, entre outros - 24 horas por dia, sem filas. Aceite todas as formas de pagamento on-line e off-line. Coloque apenas 2 produtos similares em cada anúncio e certifique-se que existe uma grande diferença de preços entre os dois, enquanto torna muito fácil para o cliente diferenciar as características principais.


4º Ponto - Diferenciar os compradores dos espectadores. De modo a maximizar os benefícios dos seus esforços de marketing é importante identificar as pessoas que estão prontas e dispostas a gastar dinheiro nos seus produtos, agora e no futuro. A forma de conseguir isso é oferecer algo pelo valor de 1€ a todos aqueles que aceitarem receber o “produto livre valioso” que fazia parte da oferta irresistível.
Quem aceita pagar 1€ certamente irá comprar algo mais caro num futuro próximo. Você deve preservar essa lista de pessoas com o maior carinho, porque tudo o que você precisa para realizar lucros é enviar para essa lista ofertas diferentes - mês após mês. Você será capaz de vender a pelo menos 20% dos clientes dessa lista - mês após mês. (Em média, uma campanha de marketing obtém menos de 3%).



5º Ponto - A decisão de um cliente para realizar a compra é baseada em emoções. A maioria das pessoas dirá que toma decisões de compra com base no raciocínio lógico. No entanto, os verdadeiros vendedores sabem que os clientes compram em função dos seus sentimentos no momento da compra. A sua mensagem de marketing deve, portanto, incidir sobre a forma como o cliente (ou alguém relacionado e valorizado pelo cliente) vai sentir-se após a compra do seu produto ou serviço. Apele às emoções do cliente quando estiver a explicar as vantagens do seu produto ou serviço.


Lembre-se sempre do “empurrãozinho final”

Criar uma sensação de urgência

A maioria das pessoas é levada a agir apenas quando lhes é transmitida uma sensação de urgência. Por isso, lembre-se de terminar a sua mensagem de marketing, com frases do tipo:
“Encomende hoje, esta oferta termina em…”;
“Esta é uma oferta limitada disponível apenas para os primeiros 99 clientes – ligue já…”;
“O preço deste produto irá aumentar muito em breve – ligue e encomende hoje mesmo…”.


Resta-me esperar que estas dicas lhe sejam úteis e façam aumentar as suas vendas!