domingo, 25 de abril de 2010

O termômetro das vitórias!

Muitas pessoas tacham um otimista de irresponsável, mas a realidade dos fatos é bem outra. A regra é sempre buscar oportunidades onde os outros enfrentam ameaças, dificuldades.

Quem acredita que sonhar é tão importante quanto agir é vencedor que constrói o mundo com paixão e emoção.

O desejo das pessoas que negociam com você leva você e o seu negócio à estratosfera.

O que mais me faz compreender o sucesso de empresas em todo o mundo é a expressão que está invariavelmente na boca das pessoas que trabalham lá: "amo essa empresa".

Mas não há otimismo que sobreviva se não houver ambição. Não entenda ambição como uma coisa ruim. É diferente de ganância. A ambição é o termômetro das vitórias.

No trabalho aprendemos a amar as pessoas e fazer amigos para a vida toda e esse universo é encantador.

O vice-presidente executivo da Toyota Motors Corporation disse: "Toda vez que nos deparamos com obstáculos e dificuldades, sempre digo a mim mesmo: Ouça o mundo, ouça a voz do cliente. Essa é a essência do nosso negócio".

Nesta comunidade do "ser otimista" acho legal a busca do caminho diferente que alguém falou: "meu instinto sempre me disse para fazer zigue, quando todo mundo faz zague". A melhor maneira de você não ser o último é buscar ser o primeiro. Quase sempre quando o negócio é bom prá todo mundo não é bom para ninguém e o Brasil provou deste remédio em alguns planos mirabolantes de governos. É ver o que todo mundo vê, mas enxergar diferente. Time que entra para empatar quase sempre perde o jogo.

Entender a liderança é fundamental. Se um bom guerreiro já nascesse feito, o cacique seria destituído e o pajé morreria de fome.

O otimismo é primo do bom-humor, mas o alerta é que o fracasso e o sucesso também são primos e em primeiro grau. O que irá diferenciar é a atitude, o caminho escolhido quando chegar na encruzilhada da vida. É por isso que o humor pode quebrar impasses tanto nos relacionamentos pessoais como nos profissionais.

Grandes idéias podem vir de qualquer lugar, mas a maneira delas surge no limite, isto é, na ação, nos lugares ativos e incansáveis, nos lugares que não entendem a frase: "não pode ser feito". É livrar-se da convicção corrosiva de que tudo o que é grandioso já foi feito. Porém grandes idéias também nascem e morrem todos os dias. O problema é que as pessoas não têm um plano, muitas empresas não têm o planejamento que implemente as idéias, traçando um caminho real que saia do imaginário, da prancheta, da teoria.

Tudo o que preciso fazer é sonhar e não jogar o coração pela janela. Os realistas estão a caminho, os sonhadores já estiveram "lá". Acreditar nisso é acreditar que a vida é possível, que a tecnologia veio para mais ajudar do que atrapalhar. Os saudosistas que me desculpem!