quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Líder: motivador de pessoas

As empresas nunca são mais fortes e nem mais dinâmicas do que as pessoas que lideram. E um líder sempre será reconhecido pelos resultados de suas atitudes.

E não tenha dúvida, estes resultados são medidos em forma de atingimento de metas, melhoria de qualidade e resultados, performance e principalmente a manutenção do espírito de equipe.
A questão da motivação é muito forte em todos os princípios de liderança.

O brasileiro Carlos Ghosn, nascido em Guajará-Mirim no estado de Rondônia e criado no Rio de Janeiro, hoje presidente mundial da Nissan que ele ajudou a salvar e a tornar uma das montadoras mais lucrativas do mundo e ainda presidente mundial da Renault fez uma colocação que tem tudo a ver com liderança e motivação na vida e no mundo dos negócios.

Ele disse: “A única coisa que faz a diferença é a motivação... Se você perder a motivação aos poucos você perde tudo”.

É até um paradoxo quando ouvimos que o pior funcionário é aquele que faz tudo o que você pede ou aquele que nunca faz o que você pede. Em motivação também é assim: Sem ela você não faz nada e só com ela você também não faz. O que vale é o equilíbrio.

Liderar tem como atributo principal influenciar pessoas com nossas idéias, oferecer inspiração, criar foco para ações práticas e principalmente dar o exemplo.

No livro No Topo do Mundo – Motivados para Vencer – Editora Ideia - : “Uma palavra convence... Um exemplo arrasta Multidões”.

Vi também impérios ruírem justamente porque não tiveram um líder, não investiram em pessoas, havia sempre um clima tenso e desmotivante e principalmente, sem nenhum tipo de humildade.

E liderança se faz com motivação e humildade. E ser humilde não significa perder o foco, pelo contrário, é estar sempre ajustando o foco. É o foco que garante o lucro. E ajustar o foco é sempre colocar o cliente no centro dos negócios.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!