sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Pare de murmurar e procure soluções!

A forma como você encara os problemas no seu trabalho podem dizer muito a seu respeito e sobre as possibilidades para o futuro da sua carreira.

Uma das características mais procuradas pelas empresas nas pessoas que se candidatam às vagas em aberto é a atitude de ser pró-ativo. E o que isto significa? O profissional que, realmente, é pró-ativo ele tem consciência de que tudo na vida é um processo de evolução e aprimoramento, portanto, ele sabe que problemas existem e sempre continuaram existindo.

O que muda são os tipos e o tamanho dos problemas, independentemente disto ele está sempre preocupado em buscar soluções para estes problemas e mesmo quando não consegue resolvê-los este tipo de profissional sempre está disposto a oferecer a sua ajuda àqueles que também querem resolvê-los.

Pena que este tipo de profissional é raridade dentro das empresas. O que, infelizmente, mais vemos é justamente o contrário: profissionais pessimistas, acomodados e que passam a maior parte do tempo procurando culpados para os problemas. Estes “profissionais” sentem-se vítimas da empresa, do chefe, da situação econômica, etc. Porém são os que menos contribuem com dedicação, idéias e motivação para o sucesso de todos.

O primeiro passo é saber de que lado você está, se a resposta for sim: parabéns! Continue aperfeiçoando suas habilidades e procure ser cada vez mais pró-ativo. Além disto, fuja da companhia de pessoas acomodadas como estas citadas acima, isto é contagioso.

Se você, infelizmente, percebe que está no segundo grupo o que você precisa fazer inicialmente é tomar consciência dos motivos que estão te levando a este tipo de comportamento: insatisfação com a empresa? Com a função? Problemas familiares? Financeiros? Além de tomar consciência é preciso coragem e força de vontade para mudar. Entretanto, seja qual for os motivos, o que você precisa perceber é que este tipo de postura está afetando o seu desempenho e pode sair muito caro como demissão, conflitos, entres, etc.

A sua carreira é o seu maior patrimônio profissional, gerenciá-la e desenvolvê-la é sua missão.

Sucesso!