segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Os hábitos dos executivos de sucesso

PLANEJE SEU TRABALHO

Habitualmente liste as tarefas a serem realizadas no dia. Nunca ultrapasse mais de 10 itens e priorize sua lista em ordem decrescente de prioridades. O que não conseguir realizar naquele dia, transfira automaticamente para o dia seguinte.

TRABALHE COM PRIORIDADES

Existem três tipos de tarefas a serem realizadas. As essenciais, as importantes e as secundárias. Procure orientar sempre seu trabalho para o que é essencial e só depois realize as tarefas que são importantes. As atividades secundárias devem ser realizadas somente quando se tornarem essenciais ou importantes.

TENHA UM PLANO B

Como defende o ex-presidente da Ford Lee Lacocca, que ficou famoso por ter salvo a Chrysler
da falência, quando tornou-se também presidente desta empresa, procure sempre ter um plano B. Caso algum item de sua lista tiver de ser adiado, transfira a tarefa para outra pessoa ou tome outra atitude para evitar algum prejuízo maior.

COLOQUE EM PRÁTICA SUA LISTA DE PRIORIDADES

Execute as tarefas agendadas, delegue as que não puder executar, e determinar prazos e hora para concluir cada item. Faça um acompanhamento da execução de cada tarefa ao longo do dia.

MANTENHA SUA AGENA ORGANIZADA

A agenda é uma importante ferramenta de gestão e deve ser utilizada como se fosse um plano de ação. È importante ter uma visão de todo, e frequentemente repasse sua programação para o dia seguinte, semana seguinte, mês seguinte e assim por diante.

UTILIZE O TELEFONE DE FORMA DINÂMICA

Além de procurar ganhar tempo atrvés do telefone, é preciso ficar atento e desenvolver a habilidade de perceber as nuances da voz de quem fala com você, assim o telefone poderá substituir muitas possibilidades de reuniões ganhando com isso tempo precioso.

UTILIZE UM CADERNO DE ANOTAÇÕES

O caderno de anotações pode se tornar um verdadeiro diário de nossa vida profissional, servindo inclusive para futuras pesquisas sobre fatos passados. Ajuda a lembrar detalhes importantes fdo dia a dia, além de experiências que teve no contato com diversas pessoas.

USE A TECNOLOGIA COMO UMA ALIADA

Muitas reuniões podem ser realizadas por videoconferência evitando viagens dispendiosas, internet, e-mails, blogs, sites, palm tops e ipods. Todo este equipamento e recursos tecnológicos podem ser de grande utilidade na vida corporativa.