segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Quais são as principais características de um líder?

1- OFERECE UMA CAUSA, NÃO APENAS TAREFAS:

Cria um ambiente de motivação profunda ao deixar claro o significado que transcede a tarefa, o trabalho, a missão, o emprego das pessoas que o cercam. Ajuda as pessoas a indentificarem com clareza o rumo que pretende seguir. Estimula as pessoas a sentirem que fazem parte de algo nobre, muito além das simples troca do trabalho por remuneração. Oferece as pessoas aquilo que mais desejam: uma bandeira, uma razão para suas vidas.

2- FORMA OUTRO LÍDERES, NÃO APENAS SEGUIDORES

Seu papel não se resume a motivar seguidores. Investe no desenvolvimento dos futuros líderes. Educa seus filhos para exercerem liderança, não apenas para obedecer. Tornar-se mentor dos outros no seu ciclo de amizades, no clube que frequenta, no projeto comunitário de que participa.

3- LIDERA NOS 360 GRAUS, NÃO APENAS NO 90 GRAUS

Atua onde faz diferença, não fica confinado às "paredes do seu território formal. Exerce a "liderança 360 graus" fora, para cima, para lados. Não influência somente quem está do lado "de dentro" numa família, empresa, equipe. A filha líder influência o pai. O jogador influência o treinador da equipe. "Constrói pontes" em vez de "paredes"

4- SURPREENDE PELOS RESULTADOS, FAZ MAIS DO QUE O ESPERADO

Consegue obter resultados incomuns de pessoas comuns. Surpreende, superando sempre o esperado. Em vez de simplismente dar ordens e cobrar rendimento, incentiva cada uma a fazer o seu melhor, porque dá o seu melhor. Não espera acontecer. Cria as oportunidades. Estimula o senso de urgência, não deixa as coisas para amanhã.

5-INSPIRA PELOS VALORES, NÃO APENAS PELO CARISMA

Esta é a tarefa mais importante do líder. Está é a "cola" que une as outras quatro forças, a que dá sentido a tudo.
O líder integral cria clima de ética, integridade, confiança, respeito pelo outro, transparência, aprendizado contínuo, inovação, proatividade, paixão, humildade, inteligência emocional.